top of page

sobre

A música, como fio condutor das artes, para a maioria das pessoas ainda é mero objeto de entretenimento. Porém, mergulhando neste universo é possível vislumbrar um território vasto, repleto de valores, desafios e oportunidades no que diz respeito à economia criativa, conhecimento, identidade e transformação social. 

Que música faz bem para a alma, educa, inspira, eleva e transforma, todos sabemos. É consenso, que a arte e a cultura de modo geral tem grande valor, mas isso não basta do ponto de vista do argumento. Como poderemos mostrar para sociedade e para o poder público, qual é o valor da cultura? Como educar os fazedores de cultura para a compreensão desses valores?

O ECAD (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais - instituição privada criada pela Lei nº5.988/73 e mantida pela Lei Federal nº 9.610/98, administrado por sete associações de música (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC - que representam os artistas, músicos, produtores filiados a elas), é quem decide sobre preços e regras de arrecadação e distribuição musical do país. Portanto, só receberão direitos autorais por execução pública, os titulares filiados  à uma destas associações.
 
De acordo com a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), O PIB Cultural do país é de 2,68% do PIB nacional (Produto Interno Bruto), equivalente a 170 bilhões de reais. 

Ainda assim, com o surgimento do streaming, o desconhecimento da classe acerca das dimensões e relevância do que é produzido por ela, somada à baixa compreensão de muitos a respeito da legislação, entidades reguladoras  e empresas (gravadoras, selos, editoras) e mais recentemente, as DSPs, cujas regras já não eram e continuam não sendo muito claras para muitos, ampliou a necessidade e a urgência de compreensão dessa engrenagem.

O MDV não visa somente ensinar sobre regras legais e mecanismos comerciais, mas também construir pontes mentais que levem ao entendimento do valor de cada ação com a qual nos envolvemos, pois como co-criadores da nossa realidade, somos por excelência, criadores de obras que carregam consigo nossas crenças e valores. 

Como aglutinadores e agentes de difusão destas informações, o projeto busca entregar este conhecimento não como precificador, mas como opção de apoio a quem precisa além de conhecimentos básicos ou específicos para uma melhor gestão de suas obras, ampliar o olhar sobre o valor da sua própria criação e o impacto que ela tem na vida da sua comunidade.
bottom of page